As empresas com investimento de capitais estrangeiros no Brasil devem enviar ao Banco Central (BC), a partir do dia 1 de agosto de 2021, a declaração do Censo Quinquenal de Capitais Estrangeiros no País. O prazo se estende até as 18h do dia 16 de agosto.
Ao contrário do censo anual, o censo quinquenal (com anos-base terminados em 0 ou 5, enviados nos anos seguintes) abrange todas as empresas brasileiras, independente do porte, que sejam: (i) sediadas no Brasil, com participação direta de não residentes em seu capital social, em qualquer montante, na data-base de 31 de dezembro do ano-base; (ii) fundos de investimento com cotistas não residentes, na data-base de 31 de dezembro do ano-base, por meio de seus administradores e; (iii) sediadas no país, com saldo devedor total de créditos comerciais de curto prazo (exigíveis em até 360 dias) concedidos por não residentes, em montante igual ou superior ao equivalente a US$1 milhão, na data-base de 31 de dezembro do ano-base.
A declaração requer, inclusive, informações sobre a estrutura societária, sócios ou investidores não residentes no Brasil, bem como outras informações que tenham como data base a situação da empresa em 31 de dezembro do ano anterior.
Notícia relacionadas
Conflitos societáriosDireito societário28 de fevereiro de 2024
Exclusão de sócio de empresa é medida drástica
Conflitos entre sócios de uma empresa costumam prejudicar o bom andamento dos negócios. Apesar disso, muitos desses desentendimentos seguem uma trajetória de escalada e podem culminar com a tentativa de...
Conflitos societáriosConflitos societároiosDireito societárioSem categoria6 de dezembro de 2023
Decisão do STJ reforça necessidade de cautela na elaboração do contrato social
Uma recente decisão da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reforçou a tendência de que vem ganhando força: a liberdade contratual. A corte decidiu que, quando se trata dos valores pagos ao sócio...